Formação: cursos de Cursos Temáticos

Lidar com Necessidades Educativas Especiais

Objetivos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais Objetivos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

O curso visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação:

- Saber os conceitos de deficiências, incapacidades e necessecidades educativas especiais;

- Conhecer o enquadramento legal das Necessidades Educativas Especiais;

- Identificar crianças e jovens portadoras de Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21;

- Desenvolver e acompanhar atividades pedagógicas com as crianças e jovens com Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21. 

Destinatários de Lidar com Necessidades Educativas Especiais Destinatários de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

Este curso destina-se a professores, educadores, auxiliares da ação educativa, enfermeiros, pedagogos, animadores, monitores, futuros profissionais destas áreas, pais e familiares e que lidem, ou venham a lidar, com casos de Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21 em crianças e jovens.

Métodos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais Métodos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

Serão utilizados diferentes tipos de atividades numa experiência interativa de aprendizagem, tais como: exercícios, estudo de casos práticos, trabalhos em equipa, simulações através da experimentação. Serão utilizados diferentes tipos de atividades numa experiência interativa de aprendizagem, tais como: exercícios, estudo de casos práticos, trabalhos em equipa, simulações através da experimentação.

Conteúdos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais Conteúdos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGA HORÁRIA

MÓDULO – INTRODUÇÃO AO TEMA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)

- Definição de conceitos: deficiências, incapacidades e necessidades educativas especiais

- Necessidades Educativas temporárias e Necessidades Educativas permanentes e o seu enquadramento na legislação em vigor

2h

MÓDULO – PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO

- Características das perturbações do Espetro do Autismo

- Evolução do conceito e principais características (domínios social; linguagem e comunicação; pensamento e comportamento)

- Etapas de desenvolvimento: sinais de alarme

- Estratégias de intervenção

4h

MÓDULO – PERTURBAÇÕES DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

- Características das perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção

- Problemas relacionados com a patologia

- Estratégias de intervenção

4h

MÓDULO – TRISSOMIA 21

 - Perspetiva histórica da Trissomia 21

- Características físicas das crianças com Trissomia 21 e patologias associadas

- Desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor das crianças com Trissomia 21

- Estratégias de intervenção educativa

4h

MÓDULO - INCLUSÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

- Perspetiva inclusiva na escola

- Preparação para a integração na vida ativa

2h

CARGA HORÁRIA TOTAL

16H

 

Carga total de Lidar com Necessidades Educativas Especiais Carga Total de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

16 horas

Valor do investimento em Lidar com Necessidades Educativas Especiais Valor do investimento em Lidar com Necessidades Educativas Especiais :

119 €
Código de Área de Educação/Formação: 761

Formulário de Pré-inscrição



valor do curso: 119 €


cartaz Lidar com Necessidades Educativas Especiais (clique na imagem para ampliar)


Franchising SCHOOL HOUSE
Consulte o separador Franchising para mais informação.
ver mais

certificações e parcerias